Next Stage for Hiking Mountain...

Next Stage For Hiking, Mountain...

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Trilho pela Serra do Gerês- Ponte Arado - Vale Teixeira - Borrageiro – Rocalva - Corga Giesteira

Trilho não sinalizado teve início na Ponte do Arado no PNPG em direcção a “N” a trepar pela Escarpa da cascata do Arado à nossa esquerda que se encontra 750 metros de altitude, partir daqui acaba-se os degraus em pedra e começamos a subida pela pedra solta e rochedos até aos 970 metros de atitude. Chegada a este ponto, percorremos o rio Rio da Teixeira que recebe a água do Rio do Arieiro e Rio Camalhão, as suas lagoas de água de cor esmeralda e a queda de água que quebra o silêncio do vale. Sempre em direcção a “N” sempre a subir em altitude não muito acentuada pelos trilhos dos Pastores e de outros caminheiros já marcados pelas típicas Mariolas do Gerês em Direcção ao Vale da Teixeira, neste grande planalto a 1000 metros que está protegido pelas Montanhas nas suas laterais, chegada a este prado de erva verdejante e a Cabana dos pastores e em volta desta cabana o grande Sobreiro que dá um cenário lindo, descansamos e reabastecemos os cantis da água fresca do Rio da Teixeira que passa ao lado do Prado da Teixeira. Após o merecido descanso continuamos a percorrer em direcção a “N” e sempre a subir encontramos o Curral do Camalhão onde está a cabana dos pastores e beleza das árvores secas no seu redor, descansamos aqui mais um pouco e reforçamos o estômago, pois a subida pelo Borrageiro Montanha da Serra do Gerês, será difícil e bastante íngreme dos 1050 metros de altitude para os 1432 metros, trilho dificultado pela pedra solta em zig zag até ao topo, cansados mas com os olhos bem abertos a observar as serras envolventes desde o Serra Peneda; Serra Gerês, Serra Amarela; Serra de Soajo e o Pico Nevosa. Repostas as forças e posemos pés ao trilho em direcção “SE” aqui nada fácil de a descer entre rochedos e arbustos, a paisagem é de cortar a respiração, vesse o "Promontório granítico da Rocalva" é um geossitio mais conhecido por Meda da Rocalva devido á sua forma e à sua cor, Roca+Alva = Rocha branca Imaculada”. e ao fundo o prado e cabana dos pastores, a descida é bem perigosa entre saltos por rochedos até ao fundo do vale vai uns 100 metros em altitude para descer, chegada à Cabana de Rocalva descansamos as pernas da dura descida e mais um reforço para o caminho. Forças repostas, seguimos a “S” sempre em descida pelas escarpas da junção das serras, até à cabana dos Pastores em Cando, a partir daqui a subida e descida difícil pois é em escarpa e bom declive de terreno, avançamos até Cabana de Arrocela. Aqui descansamos e maravilhamos a paisagem entre as Serras e a sua dimensão e o silêncio natural que nos tranquiliza e transporta para lado selvagem do Gerês. Continuamos o trilho e sempre guiados pelas omnipresente Mariolas do Gerês que auxiliam o GPS, sempre a descer até aos 730 metros chegamos ao ponto inicial a Ponte do Arado.

Informação do Trilho: Não Sinalizado
Dificuldade: Difícil
Equipamento GPS : Garmin eTrex20
Companheiros: Álvaro Rego Pinto / Cátia Pinto

Detahles do trilho para o GPS: