Next Stage for Hiking Mountain...

Next Stage For Hiking, Mountain...

sábado, 23 de maio de 2015

Canyoning – Rio Conho

Com início na aldeia da Ermida – Gerês, com um grupo de 10 participantes. Agrupamos para vestir os fatos e falar das normas de segurança e preparação da mochila de reforço. Após tudo preparado efectuamos a partida de carros todo terreno para o ponto inicial do canyoning em rio Conho. Já no terreno começamos a preparação da segurança, e começamos a descida nos 688 metros de altitude e com uma extensão de 2km até aos 412 metros de altitude. A descida começou com as escorregadelas sobre as pedras molhadas e polidas da passagem da água e musgos existentes nas rochas, mas nada de maior e continuamos a descida pelos grandes rochedos, após alguns minutos a primeira queda de água com uns 4 metros altura e um salto para a pequena lagoa, continuamos entre os rochedos e pela água chegamos a outra queda de água com uma altura de 6 metros aqui já ouve algum receio por parte de alguns, mas siga todos atiram-se e voltamos á descida, mais à frente entre saltos para a água e mais uns quantas quedas sem gravidade esperamos um pouco para os monitores de Canyoning efectuassem a preparação das cordas para a descida em rapel, esta já com 10 metros verticais. A ansiedade da espera pela nossa vez e observar a descida dos nossos colegas, durante esta espera admiramos a natureza que nos rodeia a bela lagoa verde que estávamos dentro aguardar pelos restantes que ainda estavam a fazer o rapel, tudo agrupado fizemos uma pausa para o reforço e repor energias na sobra das árvores, pois íamos a metade do Canyoning. As forças recuperadas voltamos às descidas não tão vertiginosas, chegamos a verdadeira descida em rapel de 37 metros, os monitores preparam as cordas para o rapel que aqui já manda respeito do ponto onde estamos para iniciar a descida não dá para ver o quanto é a altura mas pelo som da queda da água intimida a coragem, mas lá descemos sobre o granito escorregadio, a beleza da força da água e ao fundo uma lagoa de água cristalina, todos prontos e olhar para a vertiginosa queda de água já realizada e que venha a próxima esta mais pequena de 19 metros, mesmo assim respeitadora pois neste troço o terreno irregular preparamos para o rapel suspenso até à lagoa, tudo já realizado admiramos as duas cascatas ( 37m e a 19m) uma beleza nas entranhas da serras, continuamos mais uns metros sobre rochedos e chegamos ao ponto onde preparam o slide para a travessar a lagoa, aqui o pessoal já dá ao cansaço, não é para mais para esta equipa excelente dada informação pelos coordenadores tivemos uma boa progressão em terreno, pois mais uns metros chegamos ao ponto final do Canyoning e mesmo a tempo do horário marcado dos todos terrenos de nos levar novamente à aldeia da Ermida, aqui retiramos os fatos e descansamos e falamos da actividade que correu muito bem e todos estavam cansados mas contentes pelo a experiência e contacto directa com a natureza. Assim foi num belo dia em excelente companhia e de frisar o profissionalismo e acompanhamento dos monitores Paulo Rodrigues e Ricardo Fernandes da Norte Aventura.

Duração aproximada: 2h30m/3h00
Em Ermida – Parque Nacional Peneda Gerês 23 de Maio de 2015
Equipamento GPS : Garmin eTrex20
Percurso realizado: Álvaro Rego Pinto, Miguel Moreira, Ana Sousa, Luís Miguel, Edgar Fonseca, Cláudia Cristina, Liliana Coelho, Daniela Sousa, João Sousa, Rui Miguel.